15 de mar. de 2011


Bruxelas descreve situação no Japão como um apocalipse



O comissário europeu da Energia, Günter Oettinger, descreveu hoje, terça-feira, o acidente na central nuclear de Fukushima, no Japão, como um apocalipse.

"Estamos a falar de um apocalipse e acho esta palavra muito bem escolhida", referiu o comissário no final de uma reunião de alto nível de especialistas em energia e segurança nuclear dos 27, em Bruxelas.
"Está praticamente tudo fora de controlo", admitiu. "Não descarto o pior nas horas e dias que aí vêm", afirmou o comissário europeu da Energia, que já esteve em contacto com a Agência Internacional de Energia Atómica.
Gunther Oettinger anunciou que a União Europeia vai fazer provas de resistência voluntárias às suas centrais nucleares e promover a realização deste tipo de testes no resto do mundo. As provas foram "unanimemente aceites", disse o comissário.
O objectivo destas provas é avaliar a resposta das centrais a situações como a que se registou no Japão depois do sismo de sexta-feira, que provocou um acidente na central de Fukushima.fonte DN

Foro São Paulo